Desenho no Papel Quadriculado
O papel quadriculado é uma ferramenta que ajuda, no processo de desenho, a observar os tamanhos e proporções dentro da imagem. Cada quadradinho é uma quantidade de espaço, é uma peça, na qual fica um pedaço da imagem. Para aprender a trabalhar usando essa ferramenta, é importante pensar em alguns pontos.
O ato de desenhar
Desenhar é uma ação que acompanha os seres humanos desde o momento que conseguimos firmar nas nossas mãos os objetos que marcam. E que nos acompanha por toda a vida. Nos acompanha também, enquanto humanos, desde a pré-história (idade da pedra), com as pinturas rupestres nas cavernas. Desenhar é uma forma de criar novos universos, novas linguagens, inventar algo que segundos atrás o mundo não conhecia. Ao mesmo tempo, é uma forma de alterar o espaço em que vivemos. Há muitas maneiras de desenhar. Cada pessoa tem o seu próprio traço, que é resultado da sua maneira de pegar no papel e os seus gestos enquanto desenha. E cada desenho é feito de uma maneira particular e, às vezes, com um propósito particular.
Ao longo dos anos, diferentes maneiras de desenhar foram propostas ao longo da história da arte. Cada tempo tem um jeito peculiar de retratar um desenho, tem um olhar diferente para o que deveria ser um desenho. E, com isso, os artistas foram inventando diferentes maneiras de treinar, de exercitar e de ensinar essas formas de desenhar. Diferentes ferramentas foram criadas, tanto físicas quanto em formas de aprender.
Desenho de Observação
O desenho de observação, por exemplo, é um tipo de desenho que busca retratar aquilo que se vê. E é o tipo de desenho que desenvolveremos aqui, nessa aula. Para esse tipo de desenho, basta observar uma imagem, um objeto ou uma pessoa, e passar para o papel aquilo que se observa. Fazemos isso desde a infância, de diversas formas. E, com o tempo praticando, cada um vai criando a própria técnica e a própria maneira de fazê-lo.
No entanto, em aula, podemos utilizar algumas ferramentas que já existem para ajudar nesse processo, para treinar esse desenho. Há várias. E nenhuma delas está errada. Nessa aula, vamos usar do desenho no papel quadriculado, ou a técnica da quadrícula. Essa técnica prioriza exercitar o nosso olhar e a nossa atenção ao detalhe.
Tabela
Para começar a aprender sobre o papel quadriculado, vamos entender o papel quadriculado inteiro como uma tabela. Mas o que é uma tabela? Tabela é uma forma de organizar informações. Você conhece alguma tabela? Já viu no Excel, no Word, no computador, no celular? E a tabela dos times de futebol?
Então, a tabela organiza as informações em LINHAS, COLUNAS E CÉLULAS.
As LINHAS são, como no nosso caderno, deitadas. Elas estão na horizontal. Aqui, no nosso exemplo, nós temos a linha 1, a linha 2, a linha 3 e a linha 4.
As COLUNAS são, como a nossa coluna, em pé. Estão na vertical. Aqui, no nosso exemplo, temos a coluna A, coluna B, coluna C, coluna D e coluna E.
Já as CÉLULAS são cada um desses quadradinhos dentro da tabela. As células são a combinação da informação da linha e da coluna. Então, se uma célula está na linha 1 e na coluna A, ela é a célula 1A ou A1. Já se ela estiver na linha 3 e na coluna E, ela é a célula 3E ou E3.
O tamanho de uma tabela é dado pela multiplicação da quantidade de linhas pela quantidade de colunas. No nosso exemplo, temos 4 linhas e 5 colunas. Então a nossa tabela é LxC (4×5). Ou seja, Linhas (4) x Colunas (5). Se for pedido CxL, seria (5×4).
Já a quantidade de células de uma tabela é dada pela resolução da multiplicação de linhas por colunas. O que é muito mais rápido do que contar cada célula. No nosso exemplo, temos 4 linhas e 5 colunas. Então, resolvendo 4×5, teremos 20 células.
Usando o papel quadriculado
Para o desenho de observação no papel quadriculado, a proposta não é tentar copiar o desenho como um todo de uma vez. Não é errado copiar o desenho de uma vez fora da proposta da aula, mas especificamente para essa aula, para essa técnica, em vez de tentarmos copiar o desenho todo, vamos tentar copiar só os traços de cada célula. Da seguinte maneira: Vão ser apresentadas duas tabelas, uma com um desenho e outra vazia. E em vez de copiar o desenho todo de uma vez só para a tabela vazia, nós vamos copiar de célula em célula, passo a passo, de quadradinho em quadradinho. Prestando atenção apenas no que está acontecendo em cada célula, em cada quadradinho.
Aqui exercitaremos o nosso olhar não só para o detalhe, mas principalmente para a proporção dos objetos. Proporção é uma matéria que também vemos em matemática, especialmente quando aprendemos fração. No nosso desenho do papel quadriculado, vai nos mostrar se cada detalhe está no tamanho correto. Preparando o nosso olhar para calcular melhor o espaço. Aqui, o objetivo do “jogo” e das suas regras não é saber quem tem o traço mais bonito, e sim exercitar o uso do espaço no nosso desenho. Acerta, nesse exercício, não quem tem o traço mais bonito, mas quem consegue respeitar as proporções e os tamanhos em cada célula.
Material gratuito de papel quadriculado para download
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Abaporu
Tarsila do Amaral |
Catedral de Rouen
Monet |
Artemis Ariccia
Arte Grega |
Marilyn Monroe
Andy Warhol |
Partenon
Arte Grega |
Livro com mais de 25 imagens de pinturas famosas no formato de papel quadriculado
Esse é o primeiro livro que estou lançando a partir das atividades que já faço aqui no blog. É uma série de diferentes obras de arte formatadas para essa atividade da técnica da quadrícula, de diferentes tempos e estilos artísticos.
O formato é exatamente igual ao do material gratuito para download, mas com o bônus da informação sobre a obra de arte, uma imagem da obra original e também um número maior de exercícios. Foi feito com muito carinho, e se for algo que você esteja buscando fazer com a sua turma, ou com seu filho, ou mesmo para a sua diversão e exercício de desenho, aqui está! Clique aqui para comprar direto no site da editora.
“Atividades de Desenho no Papel Quadriculado” é um livro que funciona como uma ferramenta feita para desenvolver e aprimorar o seu desenho, além de exercitar as suas habilidades artísticas. Independente de qual for o seu nível de habilidade no momento, eu te desafio a observar e tentar desenhar como os artistas aqui selecionados.
É um livro apropriado para todas as idades, e perfeito para aqueles que gostam de se divertir e, quem sabe, tentar algo diferente.