Como era a Arte Grega?

Do outro lado do mar mediterrâneo vemos o surgimento da arte grega e de toda uma civilização. A proximidade geográfica entre ambas as civilizações faz com que a Grécia esteja em contato com o Egito, e seja em muitos momentos influenciada por ele. Ou seja, a localização geográfica irá impactar a arte da Grécia Antiga.
O que conhecemos como Grécia antiga, contudo, não se limita ao território do atual país Grécia. As fronteiras atuais dos países não são as mesmas da época da Antiguidade. Muitas dessas obras de arte que veremos, desses templos, estão localizados em locais próximos dos países que conhecemos hoje como Turquia, Itália e Macedônia. Apesar disso, o território da Grécia atual concentra uma boa parte do que era essa cultura e boa parte da arte grega.
Antropocentrismo na Grécia Antiga e na arte grega

O que é o Antropocentrismo? Na Grécia, temos o “Ser Humano” como termo orientador, como palavra chave. Temos então uma noção de ANTROPOCENTRISMO, que é justamente ter o ser humano como centro, como a medida das coisas. O centro do desejo de conhecimento do povo grego nesse período é o ser humano.
A filosofia, que é a ciência que vai estudar a relação do ser humano com o mundo, surge aqui. Além do estudo da anatomia, o estudo do corpo humano, que aqui será ampliado significativamente, e impactará imensamente a produção de artes no período.
A lei e o direito, que intermedeiam as relações entre os seres humanos, têm boa parte dos seus conceitos tirados dessa civilização. Assim como a política: A mesma Grécia que cria o conceito de “democracia”, que é o processo de escolha política na qual todos participam do processo de decisão, é a que vai trazer o conceito de “tirania” e da concentração de poder na mão de apenas uma pessoa. De modo que o estudo do ser humano, na Grécia, não oferece uma resposta única, mas sim diferentes possibilidades. Em suma, como podemos ver, possibilidades opostas entre si.
Estrutura social, política e econômica da Grécia Antiga
Como era a estrutura social, política e econômica da Grécia Antiga? A Grécia era formada por cidades-estado economicamente autossuficientes. Ou seja, cada uma tinha o seu dinheiro, a sua estrutura, mas estavam unidas entre si por alguns valores culturais. Cada cidade tinha suas diferenças. Apesar de compartilharem partes da mesma cultura, como a mitologia e certos costumes, os diferentes valores de cada cidade criavam para elas uma identidade e um diferente repertório artístico. A arte grega compartilhada por essas cidades tinha, sim, suas diferenças, mas também tinha muito em comum.
Religião na Grécia Antiga

Como era a religião na Grécia Antiga? A Mitologia grega era um sistema de crença baseado na fé dos diferentes deuses gregos. Sabemos que Zeus, por exemplo, além de Deus do Trovão, era o pai de grande parte dos deuses e figura central dentre eles. As histórias dos deuses tinham também finalidade pedagógica, ou seja: De ensinar conceitos e regras. A religião da Grécia Antiga era politeísta, ou seja, acreditava em muitos deuses. A mitologia da grécia antiga foi tema não só da arte grega, assim como também da arte de diversos períodos da história da arte, como as peças de Shakespeare no Renascimento, e mesmo os livros e filmes da atualidade, como Percy Jackson.
Escultura na Grécia Antiga
Como era a escultura na Grécia Antiga? A escultura grega se inspirará, inicialmente, na Egípcia. Com o tempo, no entanto, se tornará menos rígida, e buscará mais o movimento. Buscará também, inspirada pela anatomia, retratar o corpo humano em cada detalhe, como por exemplo, quais veias e músculos devem ser destacados em cada movimento. No entanto, mesmo buscando uma fidelidade anatômica no corpo humano, a imagem busca tanto a beleza que alcança uma “beleza ideal”, ou seja, uma beleza que só existe no campo das ideias (ideal), e não na realidade. Apesar de se inspirar no começo pela arte Egípcia, que é uma arte de padrões rígidos que precisam ser seguidos por um propósito, aos poucos ela vai começando a se entender como uma arte que vai criar a beleza que ela quer ver. Criar os conceitos que ela quer entender.
Muitas das esculturas gregas que conhecemos são cópias romanas de esculturas que foram originalmente pelos gregos. Isso se deu porque elas foram perdidas dados a diversos fatores. Algumas, no entanto, são originais do período.
Arquitetura na Grécia Antiga
Como era a arquitetura na Arte Grega? A arquitetura grega criará espaços abertos, como o Partenon, o templo feito para a deusa grega Atena, na cidade de mesmo nome. Os templos, no entanto, não são compartilhados, e cada Deus terá o seu.
Teatro Grego
Como era o teatro grego? No teatro, o povo grego criará três gêneros teatrais: A tragédia, a comédia e o épico. O Épico trata do relato das grandes batalhas e aventuras. As outras duas têm fins pedagógicos, ou seja, ensinam a população enquanto contam histórias. Mas de maneiras diferentes. Enquanto a comédia ensina através do ridículo e do questionamento desse ridículo, a tragédia traz o conceito implacável do destino, que transformará a vida dos personagens, mesmo que eles tentem fugir. Exemplo: Édipo, Medéia.
A Pintura grega aparecerá também em objetos do cotidiano, como pratos, bacias de porcelana, e as ânforas. Há também a produção de pintura em telas e afrescos.
Os três períodos
Quais são os três períodos da arte grega? Na civilização Grega da antiguidade, marcaremos três períodos de estilo para entender melhor como funcionou a passagem do tempo para essa sociedade e que diferenças essa passagem trouxe. Com isso, temos os períodos Arcaico, Clássico e Helênico.
Período arcaico grego

É o primeiro, o mais antigo, que vai de meados do século VII até o século V, época das Guerras Pérsicas. Apesar de já existir arte grega e alguma unidade cultural entre as cidades, o estilo arcaico vai surgir fortemente inspirado pela arte Egípcia e do oriente médio.
A escultura na arte grega arcaica tem aquela concentração e imobilidade que vemos nas esculturas Egípcias. Claro, todas as estátuas são paradas, é o normal da sua condição. Mas essas particularmente não buscam retratar movimento, todas as partes do corpo buscam a estabilização. Enquanto isso, tem pernas bem fincadas no chão, corpo reto, de pé, olhando para frente. Rigidez. Observa-se um grande trabalho de simetria das imagens. Como exemplo, temos as imagens dos Kouros (imagens masculinas) e Koré (Kouré ou Korai, imagens femininas).
Período clássico grego
Aqui já existe um dinamismo maior, uma busca por retratar o movimento nas peças. O corpo se concentra de uma maneira mais orgânica, menos rígida, e isso pode notar-se na maneira que distribuem-se os pesos nas pernas das esculturas, por exemplo, ou mesmo suas posições corporais e expressões.
Há também uma personalização maior de traços. Como dito na primeira parte do texto, busca-se uma beleza que é maior que a beleza, uma beleza que só existe no mundo das ideias. Uma beleza ideal. E isso perdurará não só na arte grega clássica, contudo, nas posteriores também.
Além disso, há uma busca de materiais como o bronze, que tornam as esculturas mais resistentes, mais difíceis de quebrar como o mármore. Claro, o trabalho com mármore continuou, mas houve uma diversificação nesse sentido.
Período helênico grego

O mais próximo de nós, o mais novo. Aqui, não apenas existe uma busca muito grande de mostrar o movimento e a personalização das expressões faciais, mas uma busca real de capturar emoções e sensações. Além disso, estão compostas por uma ou um conjunto de figuras que são feitos para serem bonitos de qualquer lugar por onde se olhe.

Na arte grega helenística, há um convite por parte da imagem que se olhe por toda a imagem, por todo o seu redor.
No entanto, existe também uma dramaticidade em boa parte dessas imagens, um quê de teatralidade.
Atividades lúdicas e gratuitas da arte Grega em PDF para download
Desenhos para colorir gratuitos de arte da Grécia Antiga em .PDF para download
Ânfora de Exéquias para colorir |
Koré ou Korai para colorir |
Máscaras do teatro para colorir |
Nice ou Nike ou Vitória de Samotrácia para colorir |
Zeus ou Poseidon para colorir |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ânfora de Exéquias para colorirPintura grega feita por Exéquias em uma ânfora. Ânfora é essa grande garrafa feita de barro (cerâmica) para carregar líquidos, especialmente água. Por conta do material, a água conserva um pouco da temperatura. Essas pinturas são marcadas por serem todas feitas na cor preto, e o fundo da imagem mantém a cor do barro, da cerâmica. |
Korai ou Koré para colorirEscultura grega arcaica feita a partir da imagem feminina. Para as que tem o mesmo estilo, no entanto mostram corpos masculinos, então chamamos de Kouros. Kouros e Korés são tipos específicos, padrões específicos, um tipo de escultura própria da Grécia do período arcaico. Essas esculturas feitas em mármore são bastante inspiradas nas esculturas Egípcias. Logo, demonstram mais rigidez e padrões que as de outros períodos mais recentes gregos. |
Máscaras do teatro para colorirAs máscaras a seguir representam dois gêneros teatrais que surgiram na Grécia antiga: A comédia e a tragédia. Enquanto a comédia usava da sátira, da brincadeira e da zombaria para questionar a sociedade, a tragédia do mesmo modo usava da noção de destino, sofrimento e punição para ensinar valores importantes para a população. Ambos os gêneros ainda são usados hoje, especialmente a comédia. E, em suma, muitas das histórias que conhecemos hoje em dia são inspiradas nas antigas tragédias, com personagens marcantes como Édipo, Medéia e Antígona. |
Nice de Samotrácia ou Vitória de Samotrácia para ColorirEscultura do período helênico que representa a Deusa Nike, ou Nice, conhecida também por seu nome romano, Vitória. Que é a deusa grega da força, da superação, bem como como seu nome diz, da vitória, do triunfo. É representada por uma mulher alada, uma mulher com asas. Aqui percebe-se não apenas a ação do vento nos tecidos de sua roupa mas também nas penas de suas asas. |
Bronze do Cabo Artemísio para colorirEscultura encontrada no Cabo Artemísio na ilha de Eubeia, Grécia, no século passado. Não tem um autor conhecido, pois foi resgatada de um naufrágio. Contudo acredita-se que pode ser Zeus ou Poseidon. Na mão que seguraria alguma coisa, pode ser um tridente, no caso de Poseidon, o deus dos mares. Ou um raio se for Zeus, o deus do raio e do trovão. |
Quebra cabeças gratuito da arte grega para colorir em PDF
|
Quebra cabeça da Deusa Ártemis para colorirEssa imagem é da deusa Artemis. Apesar de ter sido inspirada em uma do período clássico grego, essa é uma cópia romana da obra original. No entanto, mantém ao máximo possível a estrutura da escultura grega da era clássica. Artemis era a deusa da caça, irmã de Apolo, protegia os caçadores e as mulheres em trabalho de parto. Também era protetora das crianças, principalmente das meninas. Além disso, era associada à lua. |
Molde de máscara grega para personalizar e usar
|
Molde gratuito de máscaras gregas para imprimirAs máscaras a seguir foram elaboradas para serem usadas! Vamos personalizá-las como os gregos? Então precisamos dar-lhes características físicas, traços. Nesse caso, vamos pensar que essas máscaras podem funcionar como uma caricatura de nós mesmos. Sendo assim, quais traços meus são mais marcantes? Quais são menos? O que eu posso aumentar? Ou diminuir. Nesse sentido, a minha máscara vai ter cara de brava? De triste? Enfim, vamos pesquisar o rosto e reparar como ele fica com cada emoção. Em seguida, vamos usar isso para desenhar antes como será a nossa máscara. Vamos primeiro desenhar, pintar, pesquisar. Contudo, se quiser e tiver disponibilidade, pode colar lantejoulas e glitter. A terceira folha contém a base da nossa máscara. Então, personalize ali neste espaço primeiro. Depois, corte os elementos em CINZA e retire. Esses buraquinhos serão onde ficarão o nosso nariz, nossa boca e nossos olhos. No buraquinho cinza do espaço das orelhas, amarre um barbante ou (mais recomendado) um elástico. Para fazer a nossa máscara ficar ainda mais especial, podemos dobrar essa parte da sobrancelha ao meio e colar em cima da máscara, dando um efeito expressivo às sobrancelhas. Não esqueça de criar detalhes aí também. Crie os detalhes da sua máscara da forma mais expressiva possível, como se fosse uma personagem de teatro. Então… Solte a imaginação! E se algum passo ficou difícil, haverá um vídeo explicando, não se preocupe. Para ficar mais firme, no entanto, cole sobre um pedaço de papelão. |
Atividades em imagens
|
|
|
|
|
|
![]() |